Olá!! Esse mês, apesar de toda correria, consegui estar presente na Lawtech Conference, um evento organizado pela StartSe em parceria com a AB2L, que é a Associação Brasileira de Lawtech e Legaltech. Um evento com presença de 1200 pessoas, palestras muito boas e a demonstração clara que a tecnologia alcançou o mundo jurídico e não tem mais volta.
Chegamos ao “point of no return”!
Muitas iniciativas interessantes foram apresentadas na feira, mas se destacam na minha opinião aquelas que buscas resolver os conflitos sem levar as demandas ao judiciário. Muitos aplicativos permitindo a mediação de conflitos remotamente!
Outro ponto que parece ser o futuro da advocacia são os aplicativos que analisam a big data do judiciário. A massa de dados disponível, quando organizada, dá grande vantagem competitiva a quem dela se socorra. Imagino que num futuro próximo todos os olhos estarão voltados à big data do judiciário.
Já imaginou saber qual a posição de cada tribunal, turma ou até mesmo do julgador em demandas similares? Tudo isso com gráfico estatístico e dados concretos. Não bastará citar uma decisão, as petições de amanhã terão dados e gráficos demonstrando a posição jurisprudencial.
Estamos no futuro.
PS: Dessa vez, cheguei a fazer fotos no evento, mas fomos assaltados no mesmo dia, após sair do evento e o assaltante levou o celular antes dele atualizar o Dropbox. Enfim…