Bom dia!!!
Com essa imagem tirada hoje, ao pousar em Recife vindo de São Paulo, quero dizer umas palavras sobre essa terra riquíssima: O futuro passa pelo Recife!
Estamos vivendo a era da conexão. Cada vez menos a posição geográfica da equipe será determinante para o sucesso do negócio. Aliás, pode até ser, mas o critério será outro, o do custo. Já não é de hoje que discutimos o mundo plano (de Thomas Friedman, não conhece? Clica aqui), mas a tecnologia evolui e a mentalidade populacional também. Digo por experiência própria, tenho desenvolvido cliente e um negócio em São Paulo, muitas vezes, por Skype.
Então a presença física é irrelevante? Não, mas ela não precisa conter toda sua estrutura. Há diversos serviços num negócio que envolve filiais no país que podem compor um centro de serviço compartilhado interno. Então, a equipe não precisa ser redundante com outras no país, basta centralizar num só lugar criando um BPO para atender a demanda interna.
E onde entra o Recife? Nós temos aqui (i) uma imensa bagagem jurídica e posição relevante nacional quando trata de tema jurídico, (ii) uma cena tecnológica expressiva, comparada às capitais do sul do país e (iii) nossa posição geográfica é praticamente um epicentro entre a europa, a américa do norte e o centro econômico brasileiro.
Por essas razões, qualquer negócio que esteja em processo de transformação digital e que pretende ter uma atuação abrangente (territorialmente falando) não pode olvidar de sua posição na capital econômica do Nordeste (ok, soteropolitanos e fortalezenses questionarão esse título, mas é dado por mim, ok?).
Então, coloque o Recife no seu futuro também.
Bom fim de semana a todos!!