Não foi a primeira vez que recebi um convite para falar em um evento sobre a blockchain, mas confesso que até então não tinha aceitado. A razão era simples: eu ainda não conhecia a lógica da blockchain com profundidade. Precisava, então, entender como era o código fonte para me sentir confortável de dizer algo sobre isso.
Durante meses li e estudei o algoritmo que está por trás dessa nova onda. Conversei com programadores experientes para me tirar dúvidas e voilà tinha eu entendido como funcionava essa bagaça toda.
O tempo passou e a Dani Guedes da StartSe me indicou para o pessoal da Associação Brasileira de Criptomoeda e Blockchain. A turma me ligou e disseram que queriam que eu falasse sobre os aspectos jurídicos dessa coisa toda, a blockchain.
O local? Sensacional! Não poderia ser melhor. No auditório da In Loco (já queria conhecer há muito tempo, pois a Raíssa — diretora jurídica de lá — sempre falava da estrutura deles) uma Startup que virou nosso primeiro unicórnio pernambucano. Uma baita empresa, um baita espaço!
Na palestra preocupei em apresentar uma visão jurídica da coisa, com a profundidade suficiente para fazer valer a pena daqueles advogados e advogadas extremamente qualificados que estavam na platéia, mas por outro lado sem querer deixar o assunto enfadonho como — nós advogados — somos craques em fazer.
Após as palestras, o Carlos Macêdo, o sócio fundador da In Loco nos convidou para subir no rooftop do prédio da empresa, onde encontramos um bar com geladeiras de cerveja e mesas e cadeiras para relaxar. Muito bom!!
Outra surpresa agradável foi ver o trabalho da Associação Brasileira de Criptomoeda e Blockchain, uma associação criada para difundir no Brasil a cultura e a correta informação do que é a blockchain e a criptomoeda. Precisamos regulamentar os ICO’s de forma a não sufocá-los, pois por mais que uma security token possa parecer um IPO, eles vivem em ambientes completamente distintos. Sou capaz de dizer que onde o ICO se cria, é impossível encontrar um IPO.
Enfim, muito obrigado pelo convite!